Header Ads

Cientistas descobrem por que as pessoas gostam de cheiros diferentes

Degustação de vinhos não é uma tarefa fácil, especialmente porque nenhum cheiro é percebido de maneira igual por todas as pessoas e estas variações podem gerar situações desconfortáveis por quem prova algum odor. Pois, um recente estudo norte-americano descobriu o motivo: as pessoas têm ao menos um milhão de variações nos 400 receptores das narinas. As informações são do site inglês Metro.
A pesquisa clonou 500 receptores de 20 pessoas e os expôs a moléculas de diferentes cheiros para ver como reagiam. Eles descobriram que diferenças genéticas minúsculas em aminoácidos podem fazer com que os receptores se incendeiem caso gostem de um cheiro ou se fechem caso o odor não seja benvindo. 
A descoberta prova que nenhum cheiro tem o mesmo odor para as pessoas e explica por que alguns gostam, por exemplo, do aroma da gasolina, enquanto outros chegam a sentir naúseas quando são expostos a ela.
A conclusão pode ajudar a indústria de perfumes e alimentos a chegar a mais consumidores, conhecendo melhor o mecanismo de funcionamento dos cheiros que os produtos tem para os clientes.
"Os fabricantes querem saber exatamente quais os produtos ideiais e, para fazer isso, precisamos saber quais os receptores são ativados por certas substâncias químicas e quais as consequências promovem nos sentidos, como o olfato", explica Dr. Hiroaki Matsunami, responsável pelo estudo.
                                                                    Foto: Getty Images
                                                                              saude.terra

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.