Header Ads

Harvard criou uma lente de contato que libera medicamento contra o glaucoma diretamente no olho

O que você acha de usar uma lente de contato e receber sua medicação ao mesmo tempo?
Uma nova lente de contato que libera drogas lentamente dentro do olho pode ser a próxima arma para tratar glaucoma, principal causa mundial de cegueira irreversível.
  O método foi proposto durante 50 anos para substituir o colírio, mas os pesquisadores não encontraram uma tecnologia eficiente para fornecer uma dose constante ao longo do tempo.
Mas pesquisadores americanos dizem que, pela primeira vez, desenvolveu uma lente que pode fornecer uma dose homogênea e regular de Latanoprost, uma droga comum de glaucoma, por até um mês.
  O estudo, realizado pela Havard Medical School e o Instituto de Tecnologia de
Massachusetts, tem sido saudado como um passo fundamental na luta contra a doença, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
Glaucoma ocorre quando os tubos de drenagem dentro do olho tornam-se levemente bloqueados, impedindo que o líquido do olho, o humor aquoso, seja drenado adequadamente. Isto constrói a pressão que pode danificar o nervo óptico.
A condição pode ser tratada com colírios, tratamento a laser ou cirurgia, mas não há nenhuma opção perfeita.
O especialista em córnea, Dr. Joseph Ciolino, disse: "Em geral, os colírios são um método ineficiente de entrega de drogas, além de ter uma baixa adesão por parte dos pacientes”.
Ele prossegue: “Este modelo de lente de contato pode, potencialmente, ser utilizado como um tratamento para o glaucoma e como uma plataforma para outras aplicações de entrega de drogas oftálmicas”.
As lentes foram concebidas aprisionando uma película fina que contém o medicamento no interior das extremidades do polímero que é usado para fazer as lentes de contacto.
  Testes realizados pela Universidade de Harvard mostrou que a nova lente é capaz de enviar o medicamento para os olhos, de modo contínuo, por um período de 1 mês.
  O tratamento pode ser combinado em lentes de contato que os pacientes já usam para corrigir sua visão.
O professor Daniel Kohane acrescentou: "A lente que temos desenvolvido é capaz de fornecer grandes quantidades de droga a taxas substancialmente constantes ao longo de semanas a meses”.
O Dr. Ciolino alegou ainda que a nova tecnologia poderia evitar que milhões de pessoas fiquem cegas anualmente pelo glaucoma. Os resultados foram publicados na revista Biomaterials.
                                                             Foto: Reprodução / lyonsfamilyeyecare
                                                              jornalciencia

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.